domingo, 14 de setembro de 2014

LUGARES SAGRADOS 2

CAMINHO DA VIA CRUCIS DE JESUS


JERUSALÉM - ISRAEL


APENAS UM DISCO DE METAL INDICA O INÍCIO DA VIA CRUCIS


PRIMEIRA ESTAÇÃO
JESUS É CONDENADO À MORTE

Via Crucis 2013

Do Evangelho segundo São Marcos 15, 12-13.15
«Tomando novamente a palavra, Pilatos disse-lhes: “Então que quereis que faça daquele a quem chamais rei dos judeus?” Eles gritaram novamente: “Crucifica-o!” (…) Pilatos, desejando agradar à multidão, soltou-lhes Barrabás; e, depois de mandar flagelar Jesus, entregou-o para ser crucificado».

IGREJA DA FLAGELAÇÃO


SEGUNDA ESTAÇÃO
JESUS É CARREGADO COM A CRUZ

Via Crucis 2013

Do Evangelho segundo São Marcos 15, 20
«Depois de o terem escarnecido, tiraram-lhe o manto de púrpura e revestiram-no das suas vestes. Levaram-no, então, para o crucificar».

 ARCO DO ECCE HOMO



TERCEIRA ESTAÇÃO
JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ

Via Crucis 2013

Do Livro do profeta Isaías 53, 5
«Foi ferido por causa dos nossos crimes, esmagado por causa das nossas iniquidades. O castigo que nos salva caiu sobre ele, fomos curados pelas suas chagas».


IGREJA DO PATRIARCADO ARMÊNIO CATÓLICO


QUARTA ESTAÇÃO
JESUS ENCONTRA SUA MÃE

Via Crucis 2013

Do Evangelho segundo São Lucas 2, 34-35.51b
«Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: “Este menino está aqui para queda e ressurgimento de muitos em Israel e para ser sinal de contradição; uma espada trespassará a tua alma. Assim hão-de revelar-se os pensamentos de muitos corações”. (…) Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração».





QUINTA ESTAÇÃO
SIMEÃO DE CIRENE AJUDA JESUS A LEVAR A CRUZ

Via Crucis 2013

Do Evangelho segundo São Lucas 23, 26
«Quando o iam conduzindo, lançaram mão de um certo Simão de Cirene, que voltava do campo, e carregaram-no com a cruz, para a levar atrás de Jesus».




SEXTA ESTAÇÃO
VERÔNICA LIMPA O ROSTO DE JESUS

Via Crucis 2013

Do Livro dos Salmos Sal 27, 8-9
«O meu coração murmura por ti, os meus olhos te procuram; é a tua face que eu procuro, Senhor. Não desvies de mim o teu rosto, nem afastes, com ira, o teu servo. Tu és o meu amparo: não me rejeites nem abandones, ó Deus, meu Salvador!»




SÉTIMA ESTAÇÃO
JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ

Via Crucis 2013

Do Livro dos Salmos Sal 22, 8.12
«Todos os que me vêem escarnecem de mim; estendem os lábios e meneiam a cabeça. (…) Não te afastes de mim, porque estou atribulado e não há quem me ajude».




OITAVA ESTAÇÃO
JESUS ENCONTRA AS MULHERES DE JERUSALÉM QUE CHORAM POR ELE

Via Crucis 2013

Do Evangelho segundo São Lucas 23, 27-28
«Seguiam Jesus uma grande multidão de povo e umas mulheres que batiam no peito e se lamentavam por Ele. Jesus voltou-se para elas e disse-lhes: “Filhas de Jerusalém, não choreis por mim, chorai antes por vós mesmas e pelos vossos filhos”».




NONA ESTAÇÃO
JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ

Via Crucis 2013

Da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 5, 14-15
«O amor de Cristo nos absorve completamente, ao pensar que um só morreu por todos e, portanto, todos morreram. Ele morreu por todos, a fim de que, os que vivem, não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou».



IGREJA COPTA SANTA HELENA


DÉCIMA A DÉCIMA QUARTA ESTAÇÕES

DÉCIMA ESTAÇÃO
JESUS É DESPOJADO DE SUAS VESTES

Via Crucis 2013

Do Livro dos Salmos Sal 22, 19
«Repartem entre si as minhas vestes e sorteiam a minha túnica».

DÉCIMA PRIMEIRA ESTAÇÃO
JESUS É PREGADO NA CRUZ

Via Crucis 2013

Do Evangelho segundo São João 19, 16a.19
«Então, entregou-o para ser crucificado. (…) Pilatos redigiu um letreiro e mandou pô-lo sobre a cruz. Dizia: “Jesus Nazareno, Rei dos Judeus”».

DÉCIMA SEGUNDA ESTAÇÃO
JESUS MORRE NA CRUZ

Via Crucis 2013

Do Evangelho segundo São Lucas 23, 46
«Dando um forte grito, Jesus exclamou: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Dito isto, expirou».

DÉCIMA TERCEIRA ESTAÇÃO
JESUS É DESCIDO DA CRUZ E ENTREGUE A SUA MÃE

Via Crucis 2013

Do Evangelho segundo São João 19, 26-27a
«Então, Jesus, ao ver ali ao pé a sua mãe e o discípulo que Ele amava, disse à mãe: “Mulher, eis o teu filho!” Depois, disse ao discípulo: “Eis a tua mãe!”».

DÉCIMA QUARTA ESTAÇÃO
JESUS É DEPOSITADO NO SEPULCRO

Via Crucis 2013

Do Evangelho segundo São João 19, 39-40
«Nicodemos, aquele que antes tinha ido ter com Jesus de noite, apareceu também trazendo uma mistura de perto de cem libras de mirra e aloés. Tomaram então o corpo de Jesus e envolveram-no em panos de linho com os perfumes, segundo o costume dos judeus».

 IGREJA DO SANTO SEPULCRO (onde aconteceram as Estações de X a XIV)


LOCAL ONDE FOI FINCADA A CRUZ DE JESUS (interior da Igreja)

LOCAL ONDE JESUS FOI SEPULTADO (interior da Igreja)



INTERIOR DO LOCAL ONDE JESUS FOI SEPULTADO


PEDRA ONDE FOI COLOCADO O CORPO DE JESUS (interior da Igreja)

Um comentário:

  1. Esta e a Igreja fundada por Jesus Cristo, que durante este 2.000 anos foi atacada de todas as maneiras possível,mas a mao do Espirito Santo esteve sempre presente para defende-la. Ainda hoje os ataques são constantes.Porem o melhor caminho e nos unirmos para que promessa de Jesus se cumpra que todos sejam UM.

    ResponderExcluir